Serra do Cipó
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Exercícios Complementares
Treinamento em Barra Fixa..
Sem duvidas é um exercício completo e uma ótima forma de trabalhar os músculos dos braços, costas, pescoço e tórax. E o melhor é que você não precisa ir à academia para malhar, hoje em dia é comum ter uma em casa. Existe no mercado vários tipos de barras removíeis que pode ser instalado facilmente em casa. É comum também em cidade praianas como o Rio encontrar pela orla muitas maquinas de exercício que possuem barra fixa.
Um treino muito realizado na barra é ficar pendurado com as duas mãos afastadas, e puxar até que encoste de leve o queixo na barra ou as costas dependendo da pegada.
Na barra também é bom trabalhar a respiração, inspirando sempre que levantar o corpo, e expirar no inicio da decida. Na barra também pode ser realizados exercícios mais específicos , para os mais avançados que já estão com os músculos das costas forte, a adição de peso na cintura pode ser um upgrade em seus treinos, e fazer variações também vão trabalhar outros grupos musculares.
Na barra fixa pode ser trabalhados os músculos do abdômen, com variações nos movimentos.
Exercícios em barras exigem muita força, e pra quem vai fazer pela primeira vez pode usar apoios para os pés. Lembre-se sempre de fazer um alongamento e um aquecimento antes de começar a treinar na barra fixa. Todos esses exercícios são complementares, e pra quem não pode está na pedra todos os dias este é um bom exercício. A motivação é um fator importante nos treinos é extremamente importante recorrer a exercícios e ambientes diversificados, para os quais é necessário muita criatividade e algum trabalho.
Bons treinos e boas escaladas!!
terça-feira, 24 de abril de 2012
Pimba da Semana!!! Eduardo Barão Realiza a segunda ascensão da via Premonição 11b
No ultimo fim de semana aconteceu na serra do cipó a festa de 1 ano 4climb, onde reuniu escaladores de Minas Gerais, São Paulo e Rio de janeiro e para a festa ficar completa,na sexta feira o escalador Eduardo Barão conseguiu realizar a 2 ascensão da via Premonição 11b ( 8c+ Fr).
Eduardo barão isolando os movimentos da via premonição (foto Guilherme Taboada "grilo")
A via começa em um boulder de V12 de 4 proteções e faz um link com o crux da via Poltergeist 10c (8b+ Fr)e mais 7 proteções até o final da via, foi uma cadena repleta de emoção, tanto para Eduardo Barão quanto para galera que respirava fundo assistindo sua cadena, na primeira tentativa Barão entrou sólido na via e parecia que a cadena viria de primeira passou pelo V12 sem dificuldade, entrou no crux da Poltergeist, com o crux já dominado era só partir para o agarrão do de descanso e administrar sua concentração e resistência, mas como Eduardo Barão é sinônimo de emoção, ao chegar no agarrão de descanso sua mão encontrou o vento!! sabe quando vamos chutar uma bola com tanta vontade e quando a bola está bem perto e você pensa..Agora eu vou dá um pimba nela, e chuta só vento..pois então, foi isso o que rolou. Mas no segundo pega da via Barão foi concentrado e conseguiu realizar a via,e depois disso foi só emoção...e com direito a Pizza no "Magrão"!!
Obs: O first Ascent (primeira ascensão) da via premonição foi feito pelo Escalador Felipe Camargo ( "Pikuira")que faz parte de um filme de suas escaladas divulgando nas "gringas" o alto nível que se encontra no cenário da escalada Brasileira.o relato e as fotos podem ser vistas no blog do Felipe http://felipecamargo.com/2012/03/01/premonicao-8c-11b/
Eduardo Barão,carioca e morador da Serra do cipó, contato (http://abrigocipo.blogspot.com.br)Barão tem apoio da Verticale representante das marcas
(La sportiva, camp, cassin e Edelweiss)
terça-feira, 17 de abril de 2012
comemoração do 1º ano 4climb
Nos próximos finais de semana 21 e 22/ 04 será realizado na serra do cipó uma festa de comemoração do primeiro ano da 4climb, essa festa irá acontecer no Espaço Mandala ((http://espacomandalla.blogspot.com.br/).
É sempre bom poder aliar escalada e festa e o melhor, tudo isso na serra do cipó Minas Gerais, uns dos principais points de escalada do Brasil. É impossível ir a serra do cipó e não ficar deslumbrado, formações calcarias perfeitas e vias pra todos os gostos. Dia 19/04 estamos partindo pra serra, quero escalar bastante e quero provar algumas das varias vias clássicas que existe na serra, pra isso terei que escalar moderadamente o que é muito difícil de cumprir em se tratando da serra do cipó.
Lamurias de um viciado Serra do Cipó
Empresa que estão apoiando o evento
A verticale apoia esse evento.
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Iniciando na Escalada Esportiva
Pra quem está afim de iniciar na Escalada Esportiva, Vou dar alguns betas...
Muitas pessoas quando tem seu primeiro contato na escala esportiva, às vezes ficam frustrados com seu desempenho na falésia, por conta da escalada esportiva parecer um estilo ingrato pra quem começa, às vezes os iniciantes pensam que vão chegar na falésia e vão sair subindo mandando a via toda com a maior facilidade, bom até hoje nunca ouvi relatos de que uma pessoa que teve seu primeiro contato com a escalada esportiva conseguiu mandar um oitavo grau a vista, um sétimo ou até mesmo grau mais baixo, alguns já desanimam até mesmo antes de sair de casa por saber que a graduação esportiva é mais forte. Principalmente aqui no Rio de Janeiro onde a maioria das falésias a graduação começa alta, a partir do 7c brasileiro, e pra falar a verdade os 7º grau aqui tem muito mais cara de 8º grau. Então aqui vai algumas dicas pra quem está afim de iniciar na escalada esportiva.
Nereida Rezende via Montanha Russa 6sup Platô da Lagoa - Rio de janeiro
1º - Sejam realistas, e não esperem por milagres, temos sempre que levar em conta nossas condições física e nossas capacidades, de nada adiantará ter um bom biótipo se tiver fraco da cabeça (psicológico forte).
2º - Não tenha vergonha, muita gente acha que por não passar da primeira ou segunda chapeleta as outras pessoas da falésia iram ridiculariza-lo, isso é mito, as outras pessoas que estão escalando nonos e décimos passaram a mesma dificuldade quando começaram a escalar, e só escalam graduação alta porque se dedicaram, então não ligue para o que outros irão pensar de você e dedique também.
3º - Paciência é uma virtude, gosto de comparar a escalada com artes marciais, se você começa a treinar uma arte marcial, Karatê, por exemplo, você começa na faixa branca e depois de algum tempo vai melhorando e trocando de faixa aos poucos até chegar à faixa preta, isso demanda tempo, na escalada é a mesma coisa, antes de escalar vias duras como décimos e nonos, faça bastante volume de escalada, se fortaleça muito e aos poucos vai experimentando vias de graduação mais fortes, o que eu quero dizer é que não fique obcecado em treinamentos em muros ou qualquer tipo de treinamento que inicie, escale bastante na rocha para que seus tendões fortaleça só assim você vai ver melhorar seu nível, e descobrir que também é capaz de escalar vias fortes, mais isso depende de você.
Antes de iniciar um treino especifico procure um profissional de educação física, assim você verá bons resultados e evita lesões. Bom inicio na escalada esportiva e desfrute deste desporto.
As melhores marcas para sua Loja (www.verticale.com.br)
quinta-feira, 12 de abril de 2012
Pimba da Semana!! Fabio Muniz encadena Guerra dos mundos
Hoje a Barrinha abençoou uns dos maiores atletas do Rio de janeiro, Fabio Muniz, clima perfeito somando com a experiencia de um jovem senhor guerreiro não poderia ter sido outra coisa a não ser a cadena da via Guerra dos Mundos 10b, 5.13d na graduação americana e 8b graduação francesa. Esse foi o 4º "pega" na via (quarta entrada), Fabinho estava muito concentrado e bem sólido nas passadas, acreditou em todos os movimentos colocando uma boa dose de gana em todos os crux da via e..Pimbaaa!!, chegou na última costura com a sensação de dever cumprido.
Fabio Muniz na Hieroglifo, Petrópolis - RJ
A via Guerra dos mundos foi equipado pelo carioca Eduardo Barão, hoje morador da Serra do cipó localizado em Minas Gerais. Depois do carioca Daniel Hans "Coçada" e do brasiliense Pedro Raphael, respectivamente 1ª ascensão e 1ª repetição, a via recebeu sua 2ª repetição com a ascensão com Bernardo, conhecido entre os amigos por Biê (esse trecho foi retirado do blog http://loucosdepreda.blogspot.com.br) e também teve uma 3º ascensão realizado por Eric Borges.
Agora Fabio já colocou em mente uma nova batalha, emendar a via massa critica 10c, (5.14a E.U.A, 8b+fr) com o Guerra dos mundos, o massa critica teve algumas modificações na sua forma original, algumas agarras quebraram,o link do massa critica para o guerra dos mundos pode elevar a graduação da via em 11a,(5.14b 8cfr) mais Fabinho cada dia que passa se sente mais motivado e com muito vigor, tanto que quem divide a falésia com ele consegue sentir essa energia. Parabéns Fabinho por mais essa conquista.
Fabio Muniz tem apoio da empresa Verticale.
As melhores marcas para sua loja(www.verticale.com.br)
terça-feira, 10 de abril de 2012
Tendinites como evitar e como curar?
Todo atleta de alta performance corre o risco de uma lesão em qualquer esporte, e as tendinites são as lesões mais comum entre os escaladores, dedo, ombro e cotovelo são os campeões. A tendinite ocorre quando há atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor. Para evitar a tendinite devemos minimizar esse atrito. A tendinite pode ser provocada por movimentos repetitivos ou agudamente por um trauma, geralmente em escaladores as tendinites aparecem por esforço repetitivo em uma determinada via, e o esforço faz com que sofra uma inflamação na bainha do tendão( Fina camada que envolve e lubrifica o tendão)
Para evitar tendinites uma preparação física é muito importante, imagine um jogador de futebol, só entrará em campo se estiver preparado e com as devidas condições físicas para aguentar 90min de jogo, na escalada é a mesma coisa, se você que aumentar o seu nível na escalada tem que fazer um a preparação física para não lesionar, treinar em campus-board e finger-board ajudam muito nessa preparação, fazer alongamentos antes e depois dos treinos também ajudam a manter a saúde das mãos.
Campus-board
Finger-board
Para curar tendinite não existe uma formula magica, um descanso de 1 a 3 semanas e fisioterapia para fortalecimento é fundamental para a recuperação, algumas somente com cirurgia no caso de ruptura, já no caso de tendinites crônicas somente aprendendo a conviver com a dor, as tendinites crônicas aparecem devido um mal cuidado com as lesões.Na tendinite o fator mais importante é a reeducação postural na execução das atividades que levaram à tendinite. No cotovelo devemos priorizar também o alongamento e no ombro devemos fazer um reforço muscular para diminuir o impacto que ocorre durante os movimentos. O tratamento deve ser individualizado, caso a caso, de acordo com os fatores envolvidos na gênese do problema. Antinflamatórios usados cronicamente podem levar a uma série de complicações e não devem ser tomados sem orientação médica.
Semana Brasileira de Montanhismo
Seja bem vindo ao blog Ser de Rocha, aqui você irá encontrar tudo sobre escalada noticias, treinamentos, técnica de escalada, fotos, videos e o que essa macacada vem realizando nas falésias,paredes e onde existir rocha desse mundão sem porteira. E para começar não poderia deixar de fora a semana brasileira de montanhismo que terá inicio 23 de abril e o termino em 01 de maio de 2012, com a sbm também vai rola a ATM (Abertura de Temporada de Montanhismo) quem esteve na ATM do ano passado viu a grande festa que os escaladores realizam, na SBM vai rola:
1 25a Abertura de Temporada de Montanhismo (ATM)
2 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo e Escalada
3 2º Encontro de Parques de Montanha do Brasil
4 Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva
5 Cine Montanha na Praça
6 Curso de Acesso e Conservação em Áreas de Montanhismo
7 Cursos e Workshops de Segurança em Escalada
8 Exposição: História do Montanhismo no Brasil
9 I Encontro Científico sobre o Uso e Conservação de Montanhas
10 Inscreva-se já em um dos eventos !
11 Palestras de Atletas
Na SBM vai rola palestras de escaladores Brasileiro de renome como Sergio Tartari, Eliseu Frechou entre outros, e tem uma novidade, Jim Donini quem assistiu retur 2 sender produzido pela sender Films sabe de quem estou falando o cara é uma lenda da escalada conhecido em toda comunidade escaladora espalhada pelo mundo.
Pra quem não conhece Jim, aqui vai uma breve Biografia.
Jim Donini (nascido em 1943, Philadelphia, PA)americano e alpinista notável, longa história de vanguarda sobe o Alasca e na Patagônia.Ele foi presidente do Clube Alpino Americano 2006-2009,e um recipiente de 1999, de Robert a AAC e Prêmio Miriam Underhill.
Notáveis subidas
1976 Torre Egger - Primeira ascensão - com John Bragg, e Jay Wilson dos Estados Unidos, por subir primeiro para o col entre o Egger e Cerro Torre , o Col de Conquista, e depois até o cume do pico. A subida foi dificultada pelo mau tempo.
1978 North Ridge em Latok I , Faixa de Karakorum , Paquistão . Tentativa com Michael Kennedy , George Lowe e Jeff Lowe (alpinista) (todos dos EUA).
1991 Pilar Cobra na face leste do Monte Barrille, Gorge Ruth , Alasca , Alasca, EUA (5,10 + VI A3 WI5? 2300m) FA com Jack tackle (EUA), 05-10 junho de 1991.
1991 Viper Ridge, sul do esporão crista sudeste a crista, Monte Foraker , Alasca Faixa , no Alasca EUA. FA com Jack tackle (EUA), Junho 11-17, 1991.
2000 Spur Lightning, face sul Thunder Mountain, Alasca Faixa , no Alasca EUA. FA com John Bragg (EUA). Fonte Wikipedia
FA significa First Ascent, primeira ascensão
Com tanto evento rolando durante a SBM ficamos na expectativa de que seja uma grande festa, e vamos torcer pra que seja, a inscrição para participar da SBM é de R$100,00 pila, tá caro? pode ser..mais fala verdade!! quanto sai uma noite na balada??
Alias SBM significa Semana Brasileira de Montanhismo, não é só uma noite!!
Assinar:
Postagens (Atom)