Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Pbolt, nova Proteção Fixa de escalada

Saudações Povo da Montanha, Dei uma cara nova para o blog tem um ano que ele não sofre modificações, espero que tenham gostado. 

Bom o que eu posso adiantar sobre a nova proteção fixa é o seguinte:

Temos a novidade do grampo Pbolt, que é a junção do grampo de aço com o parabolt. Une a segurança do grampo convencional com a facilidade de instalação das chapeletas.
O Pbolt é composto por duas partes, o olhal e o bolt. O olhal é uma peça forjada, que segue um padrão de normas1. Ela recebe um retrabalho para se adaptar ao bolt. O bolt, ao qual o olhal se acopla, é uma peça de aço meia polegada (1/2”), também forjada e usinada por máquinas, seguindo todos os padrões de segurança. Usamos ferramentas e procedimentos que seguem as normas, padrões e segurança. Isso é imprescindível, pois é o que mantém a qualidade do produto. Como escalador e trabalhador em altura certificado pela associação internacional IRATA N1, espero poder fazer com que esse Pbolt seja só o início de uma série de ideias que agreguem mais segurança ao nosso esporte, que praticamos com paixão.
Características do olhal: Aço inox 3/8 – 10mm , Fator de segurança 4 X a carga de trabalho - norma ABNT/CB-50
Parabolt de aço: Aço carbono NBR 5580 de 1/2”-12mm – parafuso e porca de aço
 Estamos aguardando a finalização de testes em laboratório, mas realizamos uma simulação de queda real, que foi filmada, usando um objeto com peso de 90Kg sofrendo uma queda de fator 2 de 10 metros e os resultados foram excelentes, o grampo suportou sem nenhum movimento. Após os laudos dos laboratórios divulgaremos este vídeo. Nos testes de simulação real, a peça foi aprovada. O Pbolt não sofre o efeito alavanca que entorta os grampos caseiros e nem degola a cabeça do parafuso.

Importante também dizer é que ele só chegará ao consumidor, depois que todos os testes e laudos estiverem prontos comprovando a sua eficiência. 

Outra coisa que muitas pessoas tem me perguntado nos e-mails é sobre o valor, isso vai depender também dos lojistas, pois eles precisam ter um lucro, mais nós fabricantes chegamos ao valor de 10 reais. 

Por enquanto não tem como ser adquirido para abrir vias ainda, somente para teste, caso alguém queira adquirir um para testes, precisa comprovar que trabalha ou estuda engenharia e pertencer a instituições para realizar os testes. Os testes deverão ser filmado e conter laudos técnicos, comprovando os testes de tração e divulgados nas redes sociais.

Agradeço a todos que estão acreditando em nossa ideia, e nos dando força para que o Pbolt seja mais uma opção de segurança.

Mais uma coisa que gostaria de Lembrar. Final de semana passado fui escalar em Arcos - MG, entrei na via Rastro de são pedro talvez um 9a/b brasileiro, tive sorte nesse dia mandei a cadena, mais antes de entrar na via, uma fita azul me chamou a atenção, ao lado da via rastro de são pedro, tem um 7b que não me lembro o nome, e alguém rapelou da segunda chapeleta da via e abandonou essa fita azul da Kailash, se o dono se identificar com ela aqui nesse post, entre em contato, pois eu resgatei ela.

Abraços 

Sergio Ricardo

 Com o Pbolt, isso já era, mais é sempre bom saber como fazer, e também resgatar o equipo se tiver como isso ser feito!!

 Pbolt Instalado  na rocha.




Nenhum comentário:

Postar um comentário