Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

terça-feira, 10 de abril de 2012

Tendinites como evitar e como curar?

Todo atleta de alta performance corre o risco de uma lesão em qualquer esporte, e as tendinites são as lesões mais comum entre os escaladores, dedo, ombro e cotovelo são os campeões. A tendinite ocorre quando há atrito entre o tendão e as estruturas ao seu redor. Para evitar a tendinite devemos minimizar esse atrito. A tendinite pode ser provocada por movimentos repetitivos ou agudamente por um trauma, geralmente em escaladores as tendinites aparecem por esforço repetitivo em uma determinada via, e o esforço faz com que sofra uma inflamação na bainha do tendão( Fina camada que envolve e lubrifica o tendão)
Para evitar tendinites uma preparação física é muito importante, imagine um jogador de futebol, só entrará em campo se estiver preparado e com as devidas condições físicas para aguentar 90min de jogo, na escalada é a mesma coisa, se você que aumentar o seu nível na escalada tem que fazer um a preparação física para não lesionar, treinar em campus-board e finger-board ajudam muito nessa preparação, fazer alongamentos antes e depois dos treinos também ajudam a manter a saúde das mãos.
Campus-board
Finger-board Para curar tendinite não existe uma formula magica, um descanso de 1 a 3 semanas e fisioterapia para fortalecimento é fundamental para a recuperação, algumas somente com cirurgia no caso de ruptura, já no caso de tendinites crônicas somente aprendendo a conviver com a dor, as tendinites crônicas aparecem devido um mal cuidado com as lesões.Na tendinite o fator mais importante é a reeducação postural na execução das atividades que levaram à tendinite. No cotovelo devemos priorizar também o alongamento e no ombro devemos fazer um reforço muscular para diminuir o impacto que ocorre durante os movimentos. O tratamento deve ser individualizado, caso a caso, de acordo com os fatores envolvidos na gênese do problema. Antinflamatórios usados cronicamente podem levar a uma série de complicações e não devem ser tomados sem orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário