Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

sábado, 24 de agosto de 2013

Resultados de um treinamento levado a serio te leva a fazer coisas serias..

Sempre que passo o final de semana em Arcos, cada vez, mais eu fico impressionado com as vias e os setores que exitem por lá, e sem falar no enorme potencial que tem na região,nos 3 finais de semana passado eu estive lá, e deu para aproveitar bastante.
Na verdade gostaria de passar essa temporada fazendo os projetos de parede que tenho traçados e visualizados sempre quando mentalizo uma escalada que ainda não fiz, pois é temporada e projetos de escalada esportiva dá pra mandar no verão, escolhendo uma via que faça sombra em alguma parte do dia. Na minha mente já encadenei o Atalho do diabo no corcovado (8º Xa) varias vezes minha mãe não curtiu muito o nome da via quando eu disse pra ela..rsrs, confesso que eu também não, mais a linha da via é perfeita, vale todo o esforço pra chegar naquele Headwall , já mentalizei a noite no platô da Place of Happiness (8º IXa, 850m ) na Pedra Riscada, passando por aquele diedro magnifico – Sempre me mentalizo guiando, logico,rsrs, sei que em um futuro bem próximo eu vou repetir a via e sabe lá qual enfiada vai cair na mão?!?...
A única coisa que deixa o processo lento de realizar uma via mais comprometida é que existem uma serie de procedimentos que precisam ser levados em conta na hora de partir para uma escalada tão seria. O que levar de equipo? Quantidade de água, rango? Escolher os parceiros mais habituados em escalar paredes e esportivas e que estejam na vibe de passar o perregue com você, sem falar no dia a dia de quem precisa trabalhar durante a semana e tentar fazer um projeto tão rápido, contando com o tempo de viajem, fica apertado em um final de semana, tudo tem que dá certo para conseguir fazer o tão almejado cume ( sem mutretar na via, ou mutretar de segundo..rsrs ).

Consegui nessa “temporada” realizar a Raja 7º VIIIa 600mt uma das vias que eu já mentalizava, na pedra do elefante Taquaril – Petrópolis, no Rio de Janeiro com o Pedro Henrique atleta Onblx de Friburgo – Rj. Foi irado e do jeito que eu mentalizava a escalada antes (só não guiei tudo, rs, mais adivinha quem pegou VIIIa, - Mentaliza não pra ver??). Sempre digo que metade do seu sucesso já está garantido se você acreditar no seu sucesso, e não deu outra, depois de mais ou menos 8 horas de escalada, e quase 3 horas rapel, chegamos ao chão com o cair da noite, como eu abri os rapéis usei a lanterna já no ultimo rapel, já o Pedrinho nem precisou. Chegamos no Abrigo e encontramos com a galera pra dividir toda a nossa emoção e felicidade que tomava conta de nós, valeu pela energia boa Edu R.C que estava lá com um casal de alemão, “deu queijo pra nóis” e tinha um rango que o Alemão fez, tradicional na sua terra natal, bem parecido com anti-pasto, chamado Iouquefizh,(eu que fiz em Português) tinha uma mais uma garota que estava lá, que não me lembro o nome, Sorry, mais valeu pelas fotos e pela vibe.

Eu e Pedrinho na esquerda na P6.

Depois de uma merecida e boa noite de sono, levantamos na manha seguinte e fomos para a via Jogue as suas Tranças 7 IXb ? 120 mts, acho que ainda está sem cadena, tem um crux muito técnico e forte, qua acho não tenho certeza se alguém já liberou, sendo possível fazer em A0, somente no crux, uma via de parede totalmente esportiva de 3 enfiadas, linda, recomendo a todos que gostam de falésia nas alturas. A via inteira é uma grande chorreira da base até a sua terceira enfiada, depois dali encontra com uma outra via ainda não foi finalizada. Depois, dois rapéis curtos e está de volta na trilha, é possível rapelar da terceira enfiada para outra via como é possível ver na foto a terceira enfiada é uma grande chorreira em diagonal. A chorreira de baixo é uma via nova que não sei o nome, mais tem no croqui do Abrigo do Elefante, parece ser um 7b nosso de parede..

Eu me preparando para guiar a terceira enfiada da via Jogue as sua tranças e Pedro Henrique na seg esperta..


Bom Voltando a Arcos, no primeiro final de semana, me fartei de escalar, vários oitavos a vistas e alguns saíram no segundo pega, alguns oitavos exigentes, como a Confusão Mental 8c (7b+) fr, já no final do dia. E no dia seguinte, mandei um dos projetos que já tinha traçado como meta, a via rastro de são pedro, cartão de visita para os escaladores mais resistente, tive a felicidade de colocar mais essa via no caderninho, uma via que tem pouca ascensão, pois realmente é uma via bem forte, e que exige uma certa fluidez nas passadas. Acho que está cotada em 9b brasileiro (7c+ )fr ( tem vias para todos os níveis, para iniciantes até projetos sem First Ascent (FA – Primeira ascensão ou Cadena, “Sortudo pra quem ver, sofrido pra quem manda” ), tem vias para as crianças, e até mesmo pra levar a gatinha pra passear, banho de rio, cavernas e trilhas, andar de bike, tudo isso dá pra fazer em Arcos. Tem bastante Oitavo Gau Brasileiro (7a – 7b+)fr pra quem domina esse grau se farta mandando a vista, e pra quem quer dominar o grau também tem vias a vontade pra escolher a batalha.

Já no segundo final de semana, queria experimentar algo novo, e deixar o misterioso projeto Flutuância da Crocância ainda mais pra frente, então resolvi entrar em todos os oitavos e sétimos que ainda não tinha feito. Entrava frenético em qualquer via que eu achasse interessante, rendeu, fiquem bem aclimatado com o estilo de escalada em Arcos, por mais que seja Calcário as vias de lá são bem características da sua formação rochosa, algumas vias lembra o bem cipó, que é o mesmo tipo de rocha.

Via Rastro de São Pedro 9a/b (7c/ 7c+)fr




Ainda no segundo final de semana vi uma via nova que o Eustáquio Júnior (Peixe), abriu perto do setor da bom dia. Uma linha que começa em pequenos regletes, bem técnica a saída da via, alternando em agarras maiores e regletes até virar uma fenda onde os estalamentos são o incio do crux, uma beliscada no mono dedo, e um tapa de esqueda no agarrão, descansa respira, mais algumas passadas de entalamento, belisca no relgete e mais um tapa só que de direita no agarrão, ai sim...relaxa respira costura e escala mais uns 7 metros passando por alguns pequenos tetos tranquilos até as chapas com argola. Essa via chama-se jogo de cintura, 9b (Hard ) Brasileiro, (7c+)fr

Mais isso foi isolando, a cadena mesmo veio no terceiro final de semana que voltei no pico, fiz um treino mais leve durante a semana para guardar forças e músculos para a via, já cheguei no pico entrando na Rastro para Equipar para o Wellyson (Somá ) que está tentando a cadena..
Quase mandei de novo a via na cadena, cai de bobeira praticamente no top, onde já era agarrão, são truques do calcário escorreguento..rsrs. Depois de equipar a rastro, já fui direto equipar a via Jogo de cintura, equipei a via, ensaiei os movimentos mais factíveis para mim, e na metade do dia entrei na via e isshplau...Mandei... Foi a Segunda ascensão dessa magnifica linha. a primeira ascensão foi o Calango, segundo os escaladores locais..Parabéns



Agradeço sempre o apoio, das pessoas e amigos, que nos motivam sempre a evoluir cada vez mais. É a energia boa da galera na base que meu empurra pra cima...

Do Rio de Janeiro até ao pico são aproximadamente 560km, o melhor caminho é pela 040 – sentido BH, no trevo da cidade de Barbacena, entrar sentido a Tiradentes – Br 265, seguir pela Br 265 até a rodovia Fernão dias, Br 381 nessa rodovia seguir sentido a Belo Horizonte por uns 20 km até o trevo de perdões e seguir para a br 354 sentido formiga, e logo depois Arcos.

Já pra quem vem de são paulo é só fazer o trajeto apartir da Br 381, Fernão dias...

já não vejo a hora de retornar, e começar a mexer no projeto ainda sem FA...

Até a próxima trip...

Boa escaladas!

Sérgio Ricardo

Nenhum comentário:

Postar um comentário