Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Cocalcinhas, Um evento mais Florido do que Holambra...

A escalada no Brasil vem crescendo, novos picos estão sendo descobertos, galera vem trabalhando duro como é o caso de Araxá na Serra da Bocaina, Arcos no Rastro de São Pedro, Chapada Diamantina e Igatu na Bahia, e até mesmo na Serra do Cipó. Claro que nem tudo é um mar de rosas, todos os picos que estão em desenvolvimento na maioria da vezes são os próprios escaladores que investem seu dinheiro e seu tempo para que esse desenvolvimento aconteça, pois se não for nós quem fará por nós? E não tem retorno a não ser pessoal, de saber que seu trabalho e tempo foi gasto em prol do esporte que praticamos com muito gosto e determinação. Toda empresa de equipamento de escalada, seja fabricante ou lojista, precisa desse desenvolvimento somos nós quem fazemos esse mercado existir, quem incentiva os escaladores a gastar suas cordas e sapatilhas na rocha, não é o “estrelinha” mandando uma via no youtube, e nem é o cara que foi parar lá nos confins do mundo para fazer uma via que talvez ninguém irá repetir, ou se houver uma repetição será de um outro “estrelinha” depois de trocentos anos. Isso é um tipo de realização pessoal individual, isso é o mesmo que acontece quando você quer mandar uma via, e treina para que isso aconteça, não tiro o seu mérito pois você se dedicou para isso, mas é um retorno totalmente seu.

Já para as pessoas que desenvolve um pico de escalada o retorno é diferente, além de ser uma realização pessoal, é um retorno para toda a comunidade escaladora, é algo que ficará ali para o resto da vida, todos ganham com isso, eu ganho, você ganha e o mercado de equipamento ganha, pois são os Gironhas, os Peixes, os Feis da vida e vários outros conquistadores espalhados pelo Brasil a fora que dedicam os seu tempo e dinheiro para a escalada existir e continuar existindo, e com isso trazendo novos adeptos que amanha irá comprar equipamentos para escalar.

 Não me entendam mal, não tenho nada contra as pessoas que fazem projetos pelo mundo a fora divulgando o nome das empresas patrocinadoras, tenho vários amigos que vivem desse trabalho, qual escalador não gostaria de poder fazer isso?? Apenas quero atentar pelo meu ponto de vista, as diferenças entre as pessoas que desenvolvem a escalada e pessoas que divulgam a sua escalada individual e seus patrocinadores. Entre essas diferenças, quais dos dois traz mais benefícios aos fabricantes e lojistas? É claro que com tantas marcas que existem no mercado, é necessário o garoto ou garota propaganda. Mas se eu tivesse uma empresa que fabricasse equipamento e quisesse divulgar minha marca, montaria uma equipe de escaladores que faria os dois, divulgação e desenvolvimento, largaria eles em algum pico novo e que tenha potencial, onde, além de desenvolver a escalada naquele lugar, eles fariam videos dos projetos mais difíceis e ainda divulgaria a minha empresa ou marca...Mas como não tenho, fico sonhando com o dia em que algum fabricante Brasileiro ou estrangeiro tenha visão para que isso aconteça, e espero poder participar da equipe..rsrsrs.
Outra forma de fomentar o esporte é através de eventos, onde escaladores de todos os cantos se reúnem para confraternizar e trocar experiencias, além disso os encontros de escalada de alguma forma beneficiam as cidades onde esses eventos são realizados, pois aumentam o movimento dentro das cidades, um bom exemplo disso é São Thomé das Letras em Minas Gerais, quem já foi nos encontros lá com certeza levou um artesanato para casa.

Esse mês acontecerá um evento diferente que me chamou a atenção e que eu não poderia deixar de publicar no Blog, o Cocalcinhas, que está sendo realizado pela Associação de Escalada do Planalto Central – AEP, nada melhor que ver os picos de escaladas bem “floridos”. Achei muito interessante essa iniciativa de incentivar a mulherada a escalar, sem falar que Cocal é um pico de boulder´s uma modalidade onde a participação feminina vem aumentando...ainda bem!!rs.

Cartaz do Evento
O evento visa promover a escalada feminina em ambiente natural. Com o crescimento do público feminino na escalada brasileira, surgiu a ideia de organizar um evento voltado, especificamente, às mulheres. A finalidade é reunir as escaladoras de diversas regiões do Brasil em um setor específico de boulder conhecido por muitos escaladores, Cocalzinho de Goias, onde também é realizado um dos maiores encontros de escalada em boulder o Rockcocal.

Foi dai que o nome Cocalcinhas foi escolhido para denominar este evento. O objetivo é promover a interação, a troca de experiências e a socialização, em um divertido dia de escalada. O Cocalcinhas é uma celebração à força feminina e às mulheres escaladoras, que ocupam espaços cada vez mais importantes no cenário nacional e mundial. As responsáveis pelo evento, Erika Carvalho, Marianna Maroccolo, Luisa Resende, Gabriela Oliveira, Ariana Ribeiro, Mariana Eloy e Isabela Levi acreditam que o sucesso do encontro de 2013 é determinante para a afirmação do evento na localidade e, consequentemente, para a difusão da escalada entre as mulheres.

Luisa Rezende, uma das idealizadoras do evento (Bidedo Magico V4 - Cocalzinho)
 


Bianca Castro ( Revelação na escalada Feminina)










O sucesso do encontro de 2013 é determinante para a afirmação do evento na localidade e, consequentemente, para a difusão da escalada entre as mulheres. Por meio do Cocalcinhas 2013 será possível angariar adeptos ao esporte, promover a associação e celebrar o estilo de vida da escalada.O sucesso do encontro de 2013 é determinante para a afirmação do evento na localidade e, consequentemente, para a difusão da escalada entre as mulheres. Por meio do Cocalcinhas 2013 será possível incentivar novas adeptas ao esporte. Qual escalador cueca não gosta de ver os picos de escaladas mais floridos??

Programação:


Dia 20/09/13:
- Recepção dos atletas com inscrições na sede do evento. As inscrições são voltadas ao público feminino e dão direito à participação no sorteio dos prêmios, ingresso para a festa de encerramento e camiseta Cocalcinhas para as 50 primeiras inscritas. Do público masculino será cobrado a diária do camping e o ingresso da Festa de Encerramento.

Dia 21/09/13:
- 10:00: Abertura do Evento.
- 10:30: Aula de alongamento na sede do evento com a professora Isabela Levi.
- 11:00 às 17:00: Escalada, prioritariamente feminina, no setor Cocalcinhas. A participação masculina será permitida mediante a caracterização com vestimentas e acessórios femininos.
- 21:00: Festa de encerramento na sede, com participação geral. Sorteio de prêmios.

Dia 22/09/13:

- Escalada livre.



Mais um vez parabéns pela iniciativa as organizadoras e idealizadoras do evento e sucesso para o Cocalcinhas...!!

Só podiam pegar leve nessa parada de homem ter que ir com vestimentas Femininas!!..rsrs...Brinco na orelha conta??


Abraços e Boas escaladas, e escalem com segurança!!

2 comentários:

  1. Ótimo Post! Eu ainda busco a falésia perfeita pra abrir aqui na região de São Carlos, mas o foda aqui é que é tudo propriedade particular, e quando não é o dono cheio da grana ignorante, é uma multinacional dona do pico e o "administrador" só recebe ordens... Foda!

    Abs
    Genja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Genja, em Minas e em outras regiões também acontece muito isso, exemplo mesmo é o setor de boulder de Cocalzinho, lá é um parque onde também foi feito negociações para liberar a escalada. Já em Minas existe muitas áreas que são propriedade particular e o que é pior, de mineradoras, exemplo de Arcos - MG.

      Acho que as Federações de cada estado estão de alguma forma trabalhando para que os acessos fiquem cada vez mais livres para os escaladores, exemplo é a Lapinha e Lapa do Seu Antão, Também em Minas, talvez desenvolvendo um projeto em sua região possa resolver essa questão de acesso, na FEMERJ existe um projeto que já foi aprovado e é lei no estado Do Rio de Janeiro, Acesso as montanhas, onde conseguiram Juntos ao escaladore Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos o acesso a pedra Hime. http://www.femerj.org/

      Espero de alguma forma ter contribuído.

      Abraços

      Sérgio

      Excluir