Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Shangri-la, novo setor de escalada esportiva em São Tomé das Letras é a novidade para o festival 2013

São Tomé das Letras é uma pequena cidade do interior de Minas Gerais e é um dos roteiros de escalada que todo boulderista ou não boulderista deveria conhecer, por seus vários e perfeitos blocos que existem para a pratica de boulders e alguns tetos para escalar com corda, que não é nada mais que um boulder gigante sendo necessário o uso de corda. Tem escalada para todos os níveis, desde o 5º grau (br) 5c (fr), até o 9º grau (br) 7c (fr).
Emilio no Classico "Kamikaze"V5


Em São Tomé também rola um dos maiores festivais de boulder do Brasil, além de ser conhecido também, pelas cachoeiras, artesanatos, misticismo, exoterismo e UFO. Mas nesse ultimo final de conheci um pico novo em São Tomé, chamado Shangri-la. Na verdade eu já conhecia o pico, por ter vários boulders ao lado de uma pequena queda D'Água onde formam varias banheiras naturais, perfeito para os dias quentes de verão, não existe nada melhor que um pico de escalada bem ao lado de uma cachoeira, escalar muito e repor as energias.

Escaladores No Festival, Foto: Eliseu Frechou

Mas agora além dos boulders, tem diversão para quem gosta de vias longas, Shangri-la é a falésia para quem gosta deste estilo, para a galera que quer vias de bombar o braço, e com crux de força e até dinâmicos de literalmente voar na agarra (estilo que ultimamente tenho logrado bastante cadena..) também pode desfrutar de uma escalada de qualidade absurda, e rocha com uma textura incrível e com fácil acesso a cachoeira, na minha opinião o pico é 5 estrelas. O lugar é totalmente novo, e o escaladores locais, Fabiano, Tiago, e João Batista estão fazendo um ótimo trabalho de desenvolvimento na falésia. O setor do Shangri-la já conta com mais ou menos 14 vias que vai do 6sup até projetos sem FA (first ascent ou primeira ascensão). Eu tive a oportunidade de fazer o primeiro FA da via Lasca, um possível 9a/9b (br) 7c/7c+ (fr). Também isolei os lances da via Faixa de Gaza, um possível 9b/9c (br) 7c+/8a (fr), que até então está sem cadena. Sem falar nos 8º e 7º(br) que já tem cadena e são incríveis também. É bom para consolidar o desenvolvimento do pico, outros escaladores de ir conhecer as vias do Shangri-la, principalmente para ajudar a graduar as vias, como São tomé é uma cidade do interior de Minas Gerais, muitos escaladores preferem ir apenas nos festivais e dedicar aos boulders, pois realmente esse é o principal atrativo de escalada em são tomé. Mas garanto que quem for conferir o que estou dizendo, vai voltar sorrindo até o canto da orelha..!!
Fabiano Trabalhando a via urubu Rei - Projeto


Fabiano nos trabalhos



Urubu Rei - Projeto

O próximo festival de São Tomé será realizado nos idas 11,12 e 13 de outubro de 2013, e quando for não deixe de conhecer o shangri-la, com certeza é um picos de escalada esportiva que vale a pena conferir, e pra quem já conhece os boulders e o Festival de São Tomé, está ai mais um motivo para não perder o festival desse ano, leve sunga e protetor solar, a melhor hora para escalar é de manha bem cedo, ou a tarde por volta das 14h , para descer da via é mais seguro se for corda de 60mt, ou vai ficar no perrengue como na foto.

 
Fabiano com a ponta da corda na mão e Tiago descendo da via Menina Veneno 8c(br)


Valeu Fabiano, Pedro e Tiago e toda turma por estar sempre nos “corres” do desenvolvimento da escalada em São tomé da Letras e região, e toda a galera que estava lá presente, e ao Flavinho que foi o grigri de ouro na minha cadena da via lasca...

Turista na cachoeira e falésia ao fundo


Boa semana e treinos.

Sérgio Ricardo



Um comentário: