Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Maillon Rapide (Malha rápida)

Estou em uma chapeleta e não consigo progredir, e preciso limpar a via!!! O que fazer,ligar 193? Infelizmente nesse caso o 193 (bombeiros) não poderá te ajudar. Quem nunca passou por uma situação dessa? É comum quando vamos em novos setores de escaladas entrar em uma via e em um determinada ponto não conseguir progredir, são vários os fatores que pode levar a isso, o grau é mais forte e é impossível artificializar o lance pois a próxima chapeleta está muito alta, Fadiga, ou até mesmo dor de barriga. Vai saber, no inicio da semana ouvi bastante isso!!! Bom a opção mais simples é voltar a descer em top rope deixando as costuras e pedir a alguém para recuperar, ou recuperá-las mais tarde, quando se sentir melhor, tentar fazer a via se tiver tempo ou usar uma outra via perto dela se for mais fácil e permitir que isso seja feito. Se nenhuma destas soluções for possível, como descer desequipando e limitando os riscos ? É bom ter sempre um Maillon rapide no bauderier não pesa, é barato em relação a um mosquetão e salva na hora da dor de barriga!! pode ser colocado na fita na parte de traz do bauderier onde geralmente usa-se para colocar a corda retinida, alguns colocam o saco de magnésio. Descer de um só ponto de ancoragem? Na medida em que é difícil saber a solidez de uma chapeleta instalada na rocha, algumas ações devem ser tomadas para minimizar os riscos, no caso de ruptura de um ponto fixo. Top rope (baldinho) ou rapel? A técnica de top rope (baldinho) é prefirivel já que permite ao escalador manter-se encordado durante o processo de descida. Já o rapel em caso de uma parede negativa deixará o escalador afastado e portanto perderia o contato com a rocha e não sendo possível recuperar as costuras. Técnicas de recuperação em top rope (baldinho. Instalando o Maillon Rapide.
Apoie os pés rocha para libertar a tensão na costura. Instale um maillon rapide na chapeleta, passe a corda no maillon rapide e aperte a rosca, retire a costura e desça em top rope para retira as próximas costuras. Digamos que está chapeleta não esteja bem instalada, ou por intemperes da natureza esteja duvidosa, como evitar uma queda grande ou até um acidente em caso de ruptura do ponto fixo.
Certamente se isso acontecer o escalador irá parar na próxima costura, mas devido a sobra de corda ele poderá bater no chão. Para que isso seja feito com segurança, existe uma técnica fácil e eficiente na hora de descer.
Observações. - Queda travada - cordelete e corda intactos Veja como confeccionar o nó Prussik.
Está técnica pode ser usada também mesmo quando o escalador faz a via até o fim e optar por descer de top rope, o famoso baldinho. Muita gente pensa que os “falésistas” fazem o baldinho por não saber montar um rapel, na verdade nas vias esportiva as parede são muito negativas e o rapel para limpar a via é impossível, e limpar a via de top rope, ou seja um segundo escalador sobe retirando as costuras é mais suscetível ao acidente pois não haverá pontos de backup para o rapel, embora seja muito difícil a ruptura de um ponto fixo na rocha, mais vai saber né!! Abraços e boas escaladas Sergio Ricardo

Um comentário: