Serra do Cipó

Serra do Cipó
Sinos de Aldebarãn 8c

terça-feira, 15 de maio de 2012

Tibloc da Petzl, para que serve e como usar?

Tibloc e suas funções Em grandes vias, certas situações podem-se complicar rapidamente e tornarem-se delicadas. Por exemplo, a saída de um negativo quando se perde o contato com a parede, o guia cai e acaba de ficar pendurado sob o teto, é impossível agarrar a corda ou a rocha, ou ser decido de baldinho (a corda não chega), ou por conta da negatividade da parede o guia se afasta mais ainda da rocha. A única solução é ser autônomo e subir pelos seu próprios meios na corda. Em um curso básico de escalada em rocha aprendemos a técnica de ascensão em corda fixa, usando dois prussiks e duas solteiras e uma fita para fazer um degrau.
Prussik Uma solteira será usado no prussik de cima e a outra no prussik de baixo com uma fita anel para se usar como degrau, é importante regular o tamanho das solteira, nem muito grande nem muito curto para poder realizar o movimento de subida. Já com o tibloc da petzl é nescessario conhecer o equipamento e sua função, de nada adiantara ter um aparelho em seu bauderier e não saber usa-lo. O tibloc tem varias funções, pode ser usado para dar segurança no caso de esquecer ou perder um freio, jumarear ou até ajudar para içar haul bag, mas a função aqui nessa matéria é de como usar para jumarear, sair do perrengue. Tibloc Petzl
1-Instalar o Bloqueador Tibloc com a ajuda de um mosquetão com segurança, faça um nó em uma fita anel de 120cm e coloque no mosquetão junto ao tibloc este servirá de pedal, coloque uma custura expressa no anel de cima do nó. O comprimento do anel é nescessario para que possamos apoiar o pé para poder subir.
2 – Fique em pé no degrau para fixar a costura em seu bauderier (cadeirinha) está manobra permite criar folga suficiente na corda entre o nó de encordamento e o Tibloc. Com mosquetão de segurança coloque o aparelho de segurança REVERSO, em modo reverso no bauderier, e retire toda a folga da corda. Fique em pé na fita para tirar a costura expressa , ao sentar-se ficará em tensão no reverso.
Sistema pronto, é hora de iniciar a subia, lembre-se é inútil tentar subir rápido demais, o importante é descobrir o seu ritmo. 3 – com corda recolhida e sentado no reverso, o Tibloc fica livre para correr na corda, empurre o Tibloc o máximo que seu braço alcance sem se esticar demais pra cima, fique em pé no degrau, nesse ato a corda folgará, recolha a folga de corda e fique em tensão no reverso e repita a manobra até sair do perrengue. Importante: Durante toda a subida mantenha constantemente o polegar no Tibloc.

2 comentários:

  1. Olá pessoal! Bacana o "tutorial". E o desgaste na corda? Vi que o aparelho possui dentes finos... Notaram algo digamos "anormal" neste quesito? Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Fala Getulio, tudo bem!! cara esses dentes finos é o que "trava" o tibloc na corda, quando vc faz pressão com o polegar no tibloc vc está empurrando estes dentes na trama da corda, mas fique tranquilo que não desgasta a corda, pois o caso acima é apenas como se safar de uma situação de risco, situação pouco comum mais que pode ser fatal. Então o uso do tibloc acaba sendo muito pequeno para sofrer desgaste na corda, no máximo puxa um ou dois pelinhos da corda nada que compromete a segurança da sua dela.

    Espero ter ajudado, Abraço

    Sergio Ricardo

    ResponderExcluir